A segunda fase do modernismo brasileiro ficou conhecida como geração de 30, esse período se estende de 1930 a 1945. Foi um período conflituoso em aspectos políticos e sociais. No artigo a seguir você poderá saber mais sobre os autores e obras dessa fase.
A geração de 1930 foi a segunda fase do modernismo brasileiro, período que se estende de 1930 a 1945. Esses anos foram marcados por um contexto histórico bastante conflituoso no Brasil. A Revolução de 1930 colocou um ponto final na Velha República e em 1932 aconteceu a Revolução Constitucionalista.
Além disso, em 1939 começou a Segunda Guerra Mundial. Os escritores desse período produziram obras que refletiam as questões sociopolíticas nacionais e internacionais. Alguns dos nomes de destaque dessa fase foram Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Jorge Amado, Érico Veríssimo, entre outros.
A geração de 30 produziu obras que refletiram o contexto do período. Nessa fase houve extremismo, assassinatos e torturas. Também aconteceram perseguições e extermínio de judeus.
A geração de 30, segunda fase do modernismo, durou de 1930 a 1945, confira abaixo as suas principais características:
Compõem a chamada geração de 30, escritores da prosa modernista da segunda geração. Alguns desses escritores foram perseguidos pela ditadura de Getúlio Vargas devido a sua preocupação com o contexto sociopolítico.
Os livros desses autores foram usados como veículo de reflexão política e como forma de combate ao regime instaurado. Essas obras tinham um olhar crítico e realista sobre o país da Era Vargas.
O romance de 1930 retomou o regionalismo romântico, contudo, a partir de uma perspectiva realista e não de idealização. Os autores deixaram de lado também a impessoalidade do realismo do século XIX. Nesse período, os romances foram escritos por autores com grande engajamento político.
O romance da geração de 30 tem o regionalismo como uma característica marcante. Há a valorização do espaço, ou seja, o personagem e o espaço passam a ser uma coisa só. O lugar onde o personagem vive influencia o seu comportamento. Essa perspectiva retoma o viés determinista do naturalismo, mas sem a inevitabilidade do destino.
Nas obras da geração de 30, existe a possibilidade de transformar o meio para resolver os problemas sociais. O enredo das obras dessa fase do modernismo apresentam enredo dinâmico e uma linguagem simples. Alguns desses autores se tornaram sucesso de vendas pela afinidade das obras com o público.
Como o romance dessa geração possuía caráter ideológico foi, propositalmente, desenvolvido para ser sedutor e fácil de assimilar. Quanto mais pessoas alcançasse mais seriam impactados pelas obras.
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